PROPOSTA PEDAGÓGICA

METODOLOGIA DE ENSINO E PROPOSTA PEDAGÓGICA

O Colégio Américo de Oliveira tem a missão de oferecer uma educação pautada nos valores éticos, morais, políticos e sociais, formando assim, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de interagir e transformar a realidade para uma vida digna em sociedade.

Favorecemos a integração social do educando, colaborando para o desenvolvimento de suas aspirações e suas potencialidades nos diferentes estágios da aprendizagem, oferecendo um currículo com bases teóricas sócio-interacionistas, que permita ao educando o desenvolvimento das habilidades intelectuais, o sentido das relações, a descoberta das reações e dos sentimentos promovendo entre os educadores uma formação permanente, entendida como desenvolvimento de atitudes básicas, de crescimento pessoal e aperfeiçoamento teórico-prático profissional estimulando a participação das famílias no compromisso de colaborar na formação integral de seus filhos, compartilhando com os princípios e objetivos do Colégio Américo de Oliveira para a mudança e o desenvolvimento social e para a formação ética com excelência humana e alto nível acadêmico.

O Colégio Américo de Oliveira busca formar indivíduos atuantes na sociedade em que vivem, e para isso, é importante o trabalho com conteúdos que estimulem a reflexão crítica e uma formação baseada em valores. E para isso, o Colégio Américo de Oliveira trouxe o Trilhas Sistema de Ensino que tem o propósito de atender a essas necessidades ao mesmo tempo que desenvolve um trabalho consistente dos conhecimentos teóricos. Para fundamentar essa proposta, os eixos desse projeto são: Contextualização, Formação cidadã, Integração das disciplinas e Desenvolvimento da competência leitora.

CONTEXTUALIZAÇÃO

O colégio apresenta os conteúdos de maneira contextualizada e, sempre que possível, próximos à realidade do aluno. Com o objetivo de conquistar a atenção desse usuário e contribuir para um aprendizado mais prazeroso e eficiente, foi priorizado o trabalho com temas atuais e relevantes para a faixa etária a qual os conteúdos se destinam.

FORMAÇÃO CIDADÃ

A preocupação com a formação cidadã está presente no desenvolvimento dos assuntos e das atividades, mas ganha destaque na seção Cidadania no dia a dia e no boxe Vivendo Valores. Assim, o projeto estimula o aluno a desenvolver o pensamento crítico para participar de maneira atuante da sociedade em que vive.

INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS

Além de oferecer momentos oportunos para que ocorram integrações das disciplinas, o sistema apresenta orientações objetivas para auxiliar o professor a trabalhá-las. Essas integrações estão destacadas no livro do aluno e possibilitam estabelecer, muitas vezes, relações interdisciplinares que enriquecem o processo ensino-aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA

Nesse projeto, questões de exploração dos gêneros textuais que contribuem com o desenvolvimento da competência leitora estão presentes não somente na área de Linguagem, mas em todas as disciplinas, fazendo com que o aluno trabalhe a interpretação de texto e na compreensão dos assuntos abordados.

NOSSOS DIFERENCIAIS

A filosofia educacional adotada pelo Colégio Américo de Oliveira pressupõe que a Educação é um patrimônio da sociedade e cabe ao Colégio zelar por ela, transmiti-la fazendo uso de metodologias adequadas, respeitando as diferenças individuais dos alunos e que o ensino deve visar à formação integral da personalidade do educando abrangendo todos os seus aspectos, a partir da conjugação da parte formativa e informativa da aprendizagem.

O Colégio Américo de Oliveira fundamenta sua filosofia de trabalho nas Leis Nacionais que regem a Educação Brasileira e adota Sistema de Ensino.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

DEPENDÊNCIA ESCOLAR