Alunos sentados na escadaria

MÉDIO

INICIO > PROPOSTA PEDAGÓGICA > ENSINO MÉDIO

AUTONOMIA CRESCENTE

A coleção de Ensino Médio tem como proposta possibilitar que o aluno atinja a maturidade cognitiva, com autonomia e rigor acadêmico. Adotando essa atitude reflexiva e crítica crescente, o jovem se sente confiante para enfrentar o desafio do vestibular e a vida universitária.

Nosso Ensino Médio promove o protagonismo do aluno, autonomia, pensamento crítico e possui o foco em resultados no Enem e nos demais vestibulares.

Em 2021, os alunos que entrarem na 1ª série do Ensino Médio, irão vivenciar um novo Ensino Médio baseado na nova BNCC, ou seja, possui a formação básica + itinerário formativo (pela área do conhecimento do aluno) + projeto de vida + preparatório Enem e vestibular.

E o aluno ainda irá ter acesso: a conteúdos digitais como videoaulas, aulas invertidas, simulados, articuladores de conhecimento, podcasts, drops/stories, caderno mais (exercícios por área do conhecimento e preparatório) e o itinerário zero (gamificação de teste vocacional que vai direcionar o aluno no seu itinerário formativo).

Carga horária / Horário escolar

Ensino Médio (1ª à 3ª série) Carga horária semanal: 30 aulas Áreas do conhecimento (disciplinas ofertadas):
Linguagens: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Literatura, Produção Textual
Ciências da Natureza: Biologia, Física, Química
Matemática: Matemática 1, Matemática 2
Ciências Humanas: Geografia, História, Filosofia, Sociologia
Projeto de Vida: Empreendedorismo, Inovação, Inteligência Emocional, Educação Financeira Horário de início e término das aulas (turno manhã): 1ª à 3ªsérie - 7h10 às 12h40
Horário de início e término das aulas (turno tarde): 1ª à 3ª série - 13h10 às 18h40 O nosso Ensino Médio é preparatório para o ENEM e vestibulares e é dividido em 2 anos e meio, ou seja, todo o conteúdo do Ensino Médio é finalizado no 1º semestre da 3ª série, sendo o 2º semestre somente revisional e preparatório. Observações: Abertura dos portões para a entrada dos alunos com 20 minutos de antecedência. Maiores informações no manual do aluno.

Material didático

Os materiais didáticos da FTD Sistema de Ensino são elaborados seguindo uma sequência lógica de conteúdos que respeitam a faixa etária a que se destinam. Buscamos integrar conhecimentos e formação de valores aos recursos impressos, digitais e serviços, com o objetivo de estabelecer um processo ensino-aprendizagem dinâmico e coerente para o aluno. A ideia é prepará-lo não apenas para os desafios da vida acadêmica, mas formar cidadãos conscientes e atuantes. O conteúdo e as práticas pedagógicas certas são fatores que desenvolvem o grande talento natural dos alunos, ampliando seus conhecimentos e explorando ao máximo suas potencialidades. Além disso, a FTD Sistema de Ensino Turbo oferece um conjunto completo de Aceleradores de Resultados. Ensino Médio (1ª à 3ª série): Simulados com 4 simulados no modelo Enem, por ano, sendo 90 questões para a 1ª série, 120 questões para a 2ª série e 180 questões para a 3ª série (em cada simulado). Modelo de correção de acordo com a Matriz de Serviços. Temas de redação que trabalham o texto dissertativo-argumentativo, sendo 15 temas no estilo dissertação para a 1ª e para 2ª séries, 15 temas modelo Enem para a 1ª e para 2ª séries 30 temas modelo Enem para a 3ª série. O Programa Escola da Inteligência implementa no Colégio Américo de Oliveira uma cultura de excelência para o desenvolvimento da inteligência, da saúde emocional e da construção de relações saudáveis. A metodologia aplicada é fundamentada da Teoria da Inteligência Multifocal, que analisa o funcionamento da mente e a formação de pensadores. Esse programa vai de encontro com as habilidades e competências exigidas no mercado de trabalho atual definidas pela UNESCO, instituição da ONU e também do Ministério da Educação (MEC). Principais vantagens:
gerenciamento das emoçoes e desenvolvimento da inteligência
melhoria do rendimento escolar e do aprendizado
habilidades para construir relações saudáveis e administrar conflitos
postura empreendedora e criatividade
combate e prevenção ao bullying e às drogas
aumento da qualidade de vida de professores, famílias e alunos Algumas das habilidades socioemocioanais que serão desenvolvidas aqui no colégio:

• pensar antes de agir e reagir
  • se colocar no lugar do outro
  • criatividade
  • resiliência
  • autoestima
  • autocontrole
  • gerenciar as emoções
Composição do programa:
Para a família: cursos gratuitos, livro da família, aplicativo EI família, aplicativo Mila;
Para o aluno: workshops, material impresso, aplicativo EI Play Games, aplicativo EI Play Music, Portal Inteligência Jovem (quiz profissional, canais de entrevistas e bate-papos, conteúdos e muito mais) e certificação nacional e internacional (a cada ano os alunos recebem um certificado de conclusão de curso, documento que enriquece o currículo acadêmico de acordo com as novas exigências do mundo e do mercado profissional)

Tecnologia educacional

Na era da informação, é fundamental que as Instituições de Ensino se mantenham sensíveis às novas tendências. Nesse sentido, o Colégio Américo de Oliveira oferece ambientes equipados com ferramentas tecnológicas, que facilitam o acesso a conteúdos digitais, dessa forma enriquecendo o processo pedagógico. Em nosso colégio, oferecemos:

• Aulas Dinâmicas;
  • Professores qualificados;
  • Recursos e ferramentas tecnológicas de última geração;
  • Material Didático Inovador e Atualizado;
  • Portal Iônica;
  • Escola da Inteligência;
  • Podcasts;
  • Vídeo aulas;
  • Realidade aumentada;
  • Didática Moderna.