Outside the School

CONHEÇA A NOSSA TRAJETÓRIA E O
QUE NOS MOVE 

INICIO > QUEM SOMOS

SOBRE NÓS

O Colégio Américo de Oliveira é uma Instituição de Ensino particular, apolítica, baseada no direito de livre associação e de livre iniciativa, com sede à Av. Engenheiro Assis Ribeiro, 433, Marechal Hermes, no município do Rio de Janeiro e sua segunda unidade localizada na mesma rua mas de número 301.

 

O Colégio Américo de Oliveira oferece Ensino Fundamental, organizado em duas etapas, 1º ao 5º anos e 6º ao 9º anos, e Ensino Médio Regular, 1ª à 3ª séries; E pode/poderá oferecer Educação de Jovens e Adultos e Cursos Livres/Preparatórios.

O processo educacional do Colégio Américo de Oliveira, é desenvolvido em turmas mistas, no regime de externato em turnos de manhã, tarde e/ou noite.

A infraestrutura disponível no Colégio Américo de Oliveira tem importância fundamental no processo de aprendizagem. É recomendável que uma escola mantenha padrões de infraestrutura adequados para oferecer ao aluno instrumentos que facilitem seu aprendizado, melhorem seu rendimento e tornem o ambiente escolar um local agradável, sendo, dessa forma, mais um estímulo para sua permanência na escola.

 

A partir de sua filosofia, finalidades, princípios e objetivos, o Colégio Américo de Oliveira elaborou sua Proposta Pedagógica coerente com os preceitos contidos em seu Regimento, contando para isto com a participação dos Corpos Técnico e Docente que, mais do que atores, são autores da história construída com seus alunos.

 

A filosofia educacional adotada pelo Colégio Américo de Oliveira pressupõe que:

  • a educação é um patrimônio da sociedade e cabe ao Colégio zelar por ela, transmiti-la fazendo uso de metodologias adequadas, respeitando as diferenças individuais dos alunos;

  • o ensino deve visar à formação integral da personalidade do educando abrangendo todos os seus aspectos, a partir da conjugação da parte formativa e informativa da aprendizagem.

NOSSOS VALORES

MISSÃO

Oferecer uma educação pautada nos valores éticos, morais, políticos e sociais formando assim, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de interagir e transformar a realidade para uma vida digna em sociedade.

VISÃO

O Colégio Américo de Oliveira quer ser reconhecido como uma instituição que responde, através de um projeto educativo multicultural aos desafios da contemporaneidade. Por conseguinte, desenvolve uma educação de excelência e promove a valorização da reciprocidade na vivência entre educadores, alunos e familiares, como também a organização de uma gestão e de um projeto pedagógico voltados para o aprender a pensar, a ser e a agir de maneira criativa e transformadora, com crescente autonomia, movida pelos valores sociais e pelo compromisso com a justiça social.

PRINCÍPIOS

Favorecer a integração social do educando, colaborando para o desenvolvimento de suas aspirações e suas potencialidades nos diferentes estágios de seu crescimento intelectual vivenciando um currículo com bases teóricas sócio interacionistas, que permita ao educando o desenvolvimento das habilidades intelectuais, o sentido das relações, a descoberta das reações e dos sentimentos promovendo entre os educadores uma formação permanente, entendida como desenvolvimento de atitudes básicas, de crescimento pessoal e aperfeiçoamento teórico-prático profissional estimulando a participação das famílias no compromisso de colaborar na formação integral de seus filhos, compartilhando com os princípios e  objetivos do Colégio Américo de Oliveira para a mudança e o desenvolvimento social e  para a formação ética com excelência humana e alto nível acadêmico.

NOSSA HISTÓRIA

A fundadora do Colégio Américo de Oliveira é a Professora Aracy de Oliveira Teixeira Lyra, educadora que iniciou sua atuação docente ensinando seus filhos, quando os alfabetizou.

 

A primeira unidade do Colégio Américo de Oliveira foi em Magalhães Bastos, no Rio de Janeiro, na rua Tenente Coronel Cunha, 95. Neste local foi formada a primeira turma de preparatório para Concurso do Colégio Militar - 5ª série (hoje 6º ano) do Ensino Fundamental com 20 alunos inicialmente. Com o êxito obtido a procura de novos candidatos fez com que a Professora Aracy buscasse um novo espaço e fundasse primeiramente um Curso Preparatório, hoje um colégio que atende desde a Educação Básica até os Cursos Preparatórios.

 

Data de fundação: 26 de setembro de 1953.

NOSSO DNA

PROPOSTA PEDAGÓGICA

METODOLOGIA DE ENSINO E PROPOSTA PEDAGÓGICA

A nossa metodologia de ensino e proposta pedagógica são norteadas com base na nossa missão de oferecer uma educação pautada nos valores éticos, morais, políticos e sociais, formando assim, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de interagir e transformar a realidade para uma vida digna em sociedade.

Favorecemos a integração social do educando, colaborando para o desenvolvimento de suas aspirações e suas potencialidades nos diferentes estágios da aprendizagem, oferecendo um currículo com bases teóricas sócio-interacionistas, que permita ao educando o desenvolvimento das habilidades intelectuais, o sentido das relações, a descoberta das reações e dos sentimentos promovendo entre os educadores uma formação permanente, entendida como desenvolvimento de atitudes básicas, de crescimento pessoal e aperfeiçoamento teórico-prático profissional estimulando a participação das famílias no compromisso de colaborar na formação integral de seus filhos, compartilhando com os princípios e objetivos do Colégio Américo de Oliveira para a mudança e o desenvolvimento social e para a formação ética com excelência humana e alto nível acadêmico.

O Colégio Américo de Oliveira busca formar indivíduos atuantes na sociedade em que vivem, e para isso, é importante o trabalho com conteúdos que estimulem a reflexão crítica e uma formação baseada em valores. E para isso, o Colégio Américo de Oliveira trouxe o Trilhas Sistema de Ensino que tem o propósito de atender a essas necessidades ao mesmo tempo que desenvolve um trabalho consistente dos conhecimentos teóricos. Para fundamentar essa proposta, os eixos desse projeto são:

 

Contextualização - O colégio apresenta os conteúdos de maneira contextualizada e, sempre que possível, próximos à realidade do aluno. Com o objetivo de conquistar a atenção desse usuário e contribuir para um aprendizado mais prazeroso e eficiente, foi priorizado o trabalho com temas atuais e relevantes para a faixa etária a qual os conteúdos se destinam.

 

Formação cidadã - A preocupação com a formação cidadã está presente no desenvolvimento dos assuntos e das atividades, mas ganha destaque na seção Cidadania no dia a dia e no boxe Vivendo Valores. Assim, o projeto estimula o aluno a desenvolver o pensamento crítico para participar de maneira atuante da sociedade em que vive.

 

Integração das disciplinas - Além de oferecer momentos oportunos para que ocorram integrações das disciplinas, o sistema apresenta orientações objetivas para auxiliar o professor a trabalhá-las. Essas integrações estão destacadas no livro do aluno e possibilitam estabelecer, muitas vezes, relações interdisciplinares que enriquecem o processo ensino-aprendizagem.

 

Desenvolvimento da competência leitora - Nesse projeto, questões de exploração dos gêneros textuais que contribuem com o desenvolvimento da competência leitora estão presentes não somente na área de Linguagem, mas em todas as disciplinas, fazendo com que o aluno trabalhe a interpretação de texto e na compreensão dos assuntos abordados.

PROJETO DE VIDA & ESCOLA DA INTELIGÊNCIA

O Colégio Américo de Oliveira tem o mais COMPLETO e especializado programa de EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL do mundo.

Por este motivo, nossos alunos desenvolverão mais de 50 habilidades socioemocionais essenciais, entre elas: Pensar antes de agir e reagir, Criatividade, Autoestima, Gerenciar as emoções, Se colocar no lugar do outro, Resiliência, Autocontrole e muito mais!

foto-sobre-ei.png
 

A Escola da Inteligência é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos - professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico.

A metodologia da Escola da Inteligência é fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, que analisa o funcionamento da mente, os fenômenos que constroem pensamentos e emoções, e fornece técnicas para a formação de pensadores e competências para o desenvolvimento pessoal, social e profissional.

Além da Teoria da Inteligência Multifocal, de autoria do Dr. Augusto Cury, a Escola da Inteligência utiliza também outras renomadas teorias, como: Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, a Psicanálise de Sigmund Freud, a Cognitivista Construtivista de Jean Piaget, a Sociocognitivista de Vygotsky, entre outras, e está alicerçada no pensamento filosófico de Sócrates, Platão, Agostinho, Rousseau, Wallon, Voltaire, Kant, Hegel e outros grandes filósofos.

O projeto de vida é composto de produtos e serviços, incluindo um kit específico de material gráfico para alunos e famílias, além de aplicativos que potencializam a aprendizagem de forma significativa.


O Programa Escola da Inteligência é aplicado em 1 hora/aula por semana, dentro da grade curricular,
na disciplina "Projeto de Vida", a alunos de todos os segmentos do colégio.

composição do programa

Para a família:

Mila Responde
O Mila Responde, no app EI Família, é um canal de atendimento às famílias dos estudantes, que podem enviar suas dúvidas por mensagem, e elas serão respondidas por um time de especialistas em educação socioemocional, representado pela identidade virtual Mila.


EI Família
O aplicativo potencializa ainda mais o trabalho que é desenvolvido com as famílias por meio do material impresso e dos encontros presenciais. Entre diversos conteúdos, as famílias contam com vídeos exclusivos e com o Mapa Socioemocional.

Livro da família
As famílias EI recebem um livro exclusivo a cada ano. Por meio de lições e dinâmicas, o material tem o objetivo de expandir o trabalho que é feito nas escolas e, assim, desenvolver um ambiente emocionalmente saudável no âmbito familiar.

Cursos para família
Momentos de aproximação e troca de experiências entre a escola e as famílias dos alunos. Os consultores EI realizam até quatro encontros por ano com palestras e atividades que despertam importantes reflexões.

Para os estudantes:

Inteligência Jovem
Em formato de aplicativo e portal, é destinado aos estudantes do 9º ano ao Ensino Médio, apresenta vídeos e artigos voltados para o autodesenvolvimento com linguagem jovem e atual.


EI Play Music
Um aplicativo para os alunos desde a Educação Infantil até o 4º ano do Ensino Fundamental. Repleto de canções, poesias e narrativas exclusivas da Escola da Inteligência. É uma maneira divertida de ensinar os primeiros passos da educação socioemocional para as crianças.


EI Play Games
Uma maneira interativa de levar conhecimento para os alunos desde a Educação Infantil até o 4º ano do Ensino Fundamental. São diversos jogos virtuais que têm a Floresta Viva como cenário e recursos como realidade aumentada, que faz com que os personagens conversem com as crianças.


Certificação
A cada ano, os alunos recebem um certificado de conclusão de curso, documento que enriquece o currículo acadêmico de acordo com as novas exigências do mundo e do mercado profissional.


Material impresso
Os alunos recebem novos materiais impressos da Escola da Inteligência duas vezes ao ano. Os livros têm conteúdos específicos para cada faixa etária, apresentam ilustrações, lições e dinâmicas que favorecem a aprendizagem durante a aplicação das aulas.


Workshops
Os alunos participam de workshops ministrados pelos consultores educacionais da EI, que abordam o desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais com base em temas da atualidade.

benefícios do programa

NOSSOS DIFERENCIAIS