Você sabe se seu filho está sofrendo estresse infantil?

Quer evitar que seu filho seja mais uma vítima do estresse infantil? Então não perca esta leitura.

Não é segredo que o estresse se tornou o mal do século XXI. A rotina, cada vez mais atribulada, nos expõe a situações que exigem o máximo de esforços, tanto físicos quanto emocionais.

E, se para nós, adultos, é tão difícil se adaptar às inúmeras pressões que surgem no dia a dia, você consegue imaginar como deve ser complicado para uma criança lidar com esse tipo de problema?

Isso mesmo, as demandas do cotidiano também podem afetar os pequenos e causar o estresse infantil.

Muitas vezes, a família não sabe identificar os sinais de que seus filhos estão estressados e até confunde o comportamento negativo das crianças com birra ou malcriação. E isso pode acarretar em grandes consequências a longo prazo.

Quer evitar que seu filho seja mais uma vítima do estresse infantil? Veja, a seguir, quais são os principais fatores que causam o estresse nas crianças e qual a melhor forma de conduzir essa questão!

Indícios de que uma criança está estressada

O estresse infantil pode se manifestar por meio de sintomas físicos ou psicológicos que não possuem um motivo aparente. Os mais comuns são:

Sintomas físicos

Dor de barriga e diarreia;Dor de cabeça;Náuseas;Mãos frias e suadas;Falta ou excesso de apetite;Enureses noturnas (fazer xixi na cama);Gagueira;Ranger de dentes;Tique nervoso;Tensão muscular;Hiperatividade.

Sintomas psicológicos

Insônia;Agressividade;Impaciência;Desobediência;Insegurança;Preocupação;Ansiedade;Dificuldade de socializar;Hipersensibilidade;Pesadelos;Medo;Choro excessivo.

É importante lembrar que vários sintomas ocorrem conjuntamente. Quando acontecem de forma isolada, não podem ser interpretados como estresse de forma precisa.

É fundamental levar em consideração que cada criança possui uma maneira própria de externalizar o estresse, a qual depende da sua capacidade de elaboração, idade e comportamento da família perante a questão.

Principais causas do estresse em crianças

É normal que uma família queira o melhor para o seu filho, como tirar notas excelentes na escola, ser bom nos esportes, fazer atividades visando o futuro, como aulas de inglês, dentre outros. É claro que estimular uma criança a se dedicar a algo é bastante positivo, entretanto, é essencial ter cuidado para não sobrecarregá-la.

Exagerar no número de responsabilidades delegadas à criança, fazer cobranças e críticas excessivas levam ao descontrole emocional e estresse. Além disso, modificações no contexto familiar e problemas dentro de casa também podem afetá-la.

Observe alguns exemplos: Brigas;Divórcio;Morte de um membro da família;Violência física;Superproteção;Desrespeito ao ritmo da criança;Bullying;Mudança de escola ou cidade.

Consequências do estresse infantil

Não tratar o estresse infantil gera uma série de problemas. O sistema imunológico da criança pode ser afetado, enfraquecendo o organismo e reduzindo sua resistência. Assim, ela estará vulnerável a doenças contagiosas e ao desenvolvimento de infecções, alergias, úlceras, problemas dermatológicos, diabetes, asma, bronquite e obesidade.

Ainda, uma criança que não aprende a lidar com esse tipo de tensão pode se tornar um adulto vulnerável ao estresse.

Maneiras de evitar esse problema

O primeiro passo é refletir sobre o estilo de vida da criança e fazer mudanças na sua rotina, a fim de identificar e diminuir os fatores que desencadeiam o estresse e delegar apenas tarefas que sejam compatíveis com seu o ritmo de aprendizagem e faixa etária.

Um ponto que merece atenção é lembrar-se de que seu filho precisa ter tempo para estudar, brincar e descansar. Ademais, é fundamental que a família se mantenha presente no dia a dia da criança e valorize os momentos que passam juntos.

Também, é necessário aprender a criticar de forma construtiva e focada no comportamento, sem depreciar a criança, explicando o problema e sugerindo soluções.

No entanto, se o motivo do estresse for de difícil solução, como morte na família, a melhor resposta pode ser ajudar a criança a se fortalecer perante esse tipo de situação, buscando, por exemplo, o auxílio de psicólogos.

A família precisa estar sempre atenta ao comportamento dos filhos. Aprender a ouvir o que eles têm a dizer é o melhor caminho para descobrir o problema e evitar que sofram com o estresse infantil.

Fonte: Escola da Inteligência