NOSSA HISTÓRIA

HOME > QUEM SOMOS > NOSSA HISTÓRIA

NOSSA HISTÓRIA E CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A fundadora do Colégio Américo de Oliveira é a Professora Aracy de Oliveira Teixeira Lyra, educadora que iniciou sua atuação docente ensinando seus filhos, quando os alfabetizou.

A primeira unidade do Colégio Américo de Oliveira foi em Magalhães Bastos, no Rio de Janeiro, na rua Tenente Coronel Cunha, 95. Neste local foi formada a primeira turma de preparatório para Concurso do Colégio Militar - 5ª série (hoje 6º ano) do Ensino Fundamental com 20 alunos inicialmente. Com o êxito obtido a procura de novos candidatos fez com que a Professora Aracy buscasse um novo espaço e fundasse primeiramente um Curso Preparatório, hoje um colégio que atende desde a Educação Básica até os Cursos Preparatórios.

Data de fundação: 26 de setembro de 1953.

A infraestrutura disponível no Colégio Américo de Oliveira tem importância fundamental no processo de aprendizagem. É recomendável que uma escola mantenha padrões de infraestrutura adequados para oferecer ao aluno instrumentos que facilitem seu aprendizado, melhorem seu rendimento e tornem o ambiente escolar um local agradável, sendo, dessa forma, mais um estímulo para sua permanência na escola.

O Colégio Américo de Oliveira é uma Instituição particular de ensino, apolítica, baseada no direito de livre associação e de livre iniciativa, com sede à Av. Engenheiro Assis Ribeiro, 433, Marechal Hermes, no município do Rio de Janeiro e sua segunda unidade localizada na mesma rua mas de número 301.

O Colégio Américo de Oliveira oferece Ensino Fundamental, organizado em duas etapas, 1º ao 5º anos e 6º ao 9º anos, e Ensino Médio Regular, 1ª à 3ª séries; E pode/poderá oferecer Educação de Jovens e Adultos e Cursos Livres/Preparatórios.

O processo educacional do Colégio Américo de Oliveira, é desenvolvido em turmas mistas, no regime de externato em turnos de manhã, tarde e/ou noite.

A partir de sua filosofia, finalidades, princípios e objetivos, o Colégio Américo de Oliveira elaborou sua Proposta Pedagógica coerente com os preceitos contidos em seu Regimento, contando para isto com a participação dos Corpos Técnico e Docente que, mais do que atores, são autores da história construída com seus alunos.

A filosofia educacional adotada pelo Colégio Américo de Oliveira pressupõe que:

• a educação é um patrimônio da sociedade e cabe ao Colégio zelar por ela, transmiti-la fazendo uso de metodologias adequadas, respeitando as diferenças individuais dos alunos;

• o ensino deve visar à formação integral da personalidade do educando abrangendo todos os seus aspectos, a partir da conjugação da parte formativa e informativa da aprendizagem.